Jump to content
Search In
  • More options...
Find results that contain...
Find results in...

Faça parte da nossa comunidade!

Fique por dentro de todas as novidades sobre o jogo! Junte-se a nossa comunidade nos canais do Discord e Facebook.

Sign in to follow this  
madarapagodeiro

Ideias sobre alguns sistemas.

Recommended Posts

Ola, gostaria de expor mais algumas ideias referente a mecânicas de jogo, caso alguma das ideias já possuía algum sistema, apenas desconsidere, espero ajudar.

Tópicos:

held item, em especial leftovers.

Spells e move set(ênfase num cenário competitivo/torneios).

Hidden ability.

Boost.

-Held item: Essa é uma mecânica que influencia muito no desempenho de alguns Pokémon, a acho que o mais difícil de balancear na mecânica de tíbia seria o leaftovers, pois ele regenera a vida do Pokémon em 1/16 por tuno, e de forma livre seria uma cura infinita, acredito que a melhor forma de se usar seria, Exemplo; tenho um bulbasaur com um leaftovers e sempre que ele for atingido por qualquer movimento de dano, meu Pokémon receberia a cura de 1/16 de sua vida total, isso iria simular um turno, desconsiderando os danos básicos que os Pokémon ficam dando por dar target, acredito que não seria um cura que sairia do controle.

-Spells e move set: Sei que os moves estão sendo construídos de acordo com as sprites e seria complicado fazer tudo agora, mas acredito que aos poucos pode ser algo que vai agregar com o servidor, irei citar as ideias por tipo.

Curas: Muitos Pokémon são viabilizado por ter algum meio de se curar, seriam elas Roost, Rest, aqua ring...

Possuem efeitos simples, mas a parte mais difícil seria estabelecer um tempo de recarga parra esses moves, ao meu ponto de vista teríamos que ter uma base de cura para achar uma formula, após um tempo pensando cheguei na seguinte lógica.

Vamos levar em consideração que em algum momento teremos leftovers, para estabelecer um tempo de recarga base vou considerar que um turno seria representado por 2s no servidor, então temos a seguinte relação:

16(turnos)=100%(vida)

Então demoraria 32 segundos para recuperar toda a vida, então roost teria 16 seguntos de tempo de recarga? Acredito que não seria o mais justo, roost seria uma cura instantânea que cuira 50% da Cida total do Pokémon. então poderia ter uma punição de 10s inicialmente e ver testes para ver como esse move se sai (26s de crd). Aqua ring, acho que seria justo ter 32 ou 37 s de tempo de recarga, pois possui um efeito similar ao leftovers. Rest, acho que seria justo ter 32 ou 37s de tempo de recarga, por conta do tempo que ele perde dormindo.

Os tempos pode parecer meio baixo, comparando com outros servidores, mas acredito que condiz melhor com as mecânicas dos jogos oficial, ter uma forma de manter um “pivô do time”(Pokémon ofensivo) e forçar uma resposta rápida.

Movimento de status: São moves que meche com os status de um Pokémon.

Tentando contextualizar como eles funcionam, ao meu ponto de vista, afeta o Pokémon quando ele esta com o ‘sangue quente’, pelo menos os ofensivos, como dragon dance, calm mind... Pois quando sai de batalha ele perde os buffs, acho que a melhor forma de ser utilizado na mecânica do tíbia seria usar como base no ‘pz’ enquanto o Pokémon esta em batalha os buffs permanece, ao ficar 4 ou 6 segundos sem causar ou receber dano, perderia o efeito, o tempo de recarga desses moves poderia girar em torno dos moves de power 80 para que possa ter alguns momentos icônicos onde alguém consegue levantar 2 buffs e virar algum met que estaria quase perdido. Mais detalhes, nos jogos possui um limite de 3 ou 5 vezes que um Pokémon pode ser buffado, no tíbia poderia ser no limite de 2, o primeiro levanta o estagio total e no segundo 50%, não seria muito forte em duelos, acredito que não, pois possui uma mecânica fácil de ‘esfriar a luta’ deixando o Pokémon adversário parado ate perder o buff e jogar o próximo.

Move set: acho que a melhor forma de balancer, seria todos os Pokémon tento o mesmo numero maximo de moves, por exemplo 8, mas alguns Pokémon podem aprender 13 moves por level, daí poderia ter um sistema parecido com o que acontece nos jogos, substituir um move por alguém que não deseja mais. Com isso já poderia encaminhar sistemas futuro de TMs, move tutor e egg move (que tenho em mente caso algo parecido já esteja feito).

-Hidden ability: São abilitys que os pokemons possuem de algumas formas diferente, no começo elas eram conquistadas em eventos, assim podemos fazer algo parecido na mecânica do Pokémon, exemplo;

Evento de natal: seria possível acumular pontos ou algum tipo de moeda que pode ser trocado pelo item toca de HA(hidden ability), ao usar em um Pokémon que pode ter uma HA, ela vai trocar a ability dele, mas não será mais possível retornar para a antiga. Assim expandindo novas possibilidades, para que seja algo realmente especial, seria interessante que caso tenha um futuro sistema de egg, os filhotes aprendam as ability naturais de sua espécie.

-Boost: É uma mecânica que só possui em otsevers, mas acho que seria interessante colocar de uma forma diferente, enfatizando uma ligação do Pokémon com o treinador, funcionando da seguinte forma;

Atualmente você tem que ter no muno o mesmo level do Pokémon para poder usar:

Bulbasaur lvl 10 = treinador lvl 10

Já um Pokémon nesse mesmo level com um boost, não seria possível, pois iria agregar de forma interna mas contanto como um level.

Bulbasaur lvl 10+1(Boost) <> treinador lvl 10. (o treinador não poderia usar)

Como vou dar boost nos pokemons?

A Ideia seria a seguinte, um npc que te ajuda com o treinamento do Pokémon (sendo usado como uma ferramenta end game, que vai agregar com o RPG do game, onde você consegue ficar mais forte), seu Pokémon esta lvl 100 ao conversar com o npc ele vai te passar uma quest que vai ajudar com a relação com o seu Pokémon, inicialmente pensei em algo relacionado a comida (nada melhor que conquista alguém pelo estômago kkk), meu venosaur esta lvl 100 e o npc me fala que essa espécie gosta de comer folhas ou algo do tipo, daí teríamos que recolher algumas folhas e loots para que o npc prepare uma refeição(algo parecido com uma salada), assim que alimentar o Pokémon com isso ampliamos o teto de treino assim poderíamos treinar por mais 10 leveis, podendo ter um venosaur 100+10 consequentemente teríamos que estar level 110 para nos obedecer, assim começa a ter muitos Pokémon fortes no servidor, para contra balancear, ao iniciar o boost o Pokémon se torna unic, acretito que em um nível auto de treinamento o pokemon vai responder as ordem de seu treinador e evitar compartilhamento de Pokémon em torneio de auto nível. Se num futuro não quiser mais usar um Pokémon de seu time que recebeu boost e querer negociar, seria possível conversar com o mesmo npc que te ajuda com o treinamento e canelar tudo, assim o Pokémon voltaria a ser um venosaur 100+0 e poderá ser negociado. Os boosts podem ser indo liberados em vários pets, por exemplo, fazer todos os boots personalizados para os pokemon (do +10) e conforme achar necessário ir criando mais boost de +20 +30 e assim em diante.

Acredito que ficou um pouco grande, mas quando vi as entrevistas em que desejam fazer o mais fiel possível com os games originais, daí fico imaginando como seria a adaptação de tudo para a mecânica do tíbia, por desencargo de consciência decidi fazer esse post com as ideias atuais para que possa ajudar em alguma coisa no desenvolvimento, sempre que tiver novas ideias vou tentar criar novos posts, espero que ajude, qualquer coisa estou a disposição (sugestão para quests acha melhor por dm para evitar algum futuro spoiler caso seja aprovado ou pode ser aqui mesmo?).

• Like 1
  • Thanks 1

Sei que algumas coisas dependem de sprites mas acho que pode ser usado como base para futuros updates. Exemplo, cada mês sai moves novos para que podem ser obtidos por tm ou move tutor, podendo ser feitos por uma votação de moves que a comunidade quer, dai sempre vai entrar um numero x em cada update.

• Thanks 2

Held item, move tutor e TM: No momento não estão nos planos da equipe, podendo ou não serem cogitados para updates.
Egg Move: Talvez seja cogitado caso o update de Breeding seja aprovado após o lançamento, porém mesmo que aprovado talvez não existam os Egg Moves, é algo delicado que terá que ser discutido pela equipe após o balanceamento do jogo ficar 100%.
Hidden ability: Estamos estudando a possibilidade de adicionar em update, pois no momento iria atrapalhar o planejamento para o lançamento em questão de tempo.

Evento de Natal: Iremos trabalhar para que cada evento seja único e muito divertido, porém não temos intenção de fazer eventos/recompensas que impactem no progresso do jogo.

Boost: Contamos com um sistema próprio de treino, porém a ideia de "Boost" como vocês conhecem atualmente em Poketibias, foi descartada e não vejo a necessidade de adição no momento, podendo talvez, mas só talvez ser necessária no futuro com o surgimento das novas gerações, porém acredito que existam outras formas de balanceamentos mais efetivas que essa.

Comida: Sim, é algo interessante a ser trabalhado(nada melhor do que conquistar alguém pelo estomago mesmo kkkk), no momento estou desenvolvendo um sistema sobre a comida dos pokémon no jogo.

Sugestões de Quests: Fique a vontade para dar sugestões pelo fórum, porém se criar algo bem elaborado e quiser mandar na minha PM(em qualquer midia social) fique a vontade, porém tanto a história quanto os spoilers poderão/serão alterados, afinal você também vai querer se divertir desvendando seus próprios mistérios.

Muito obrigado por todas sugestões, sinta-se livre para dar mais sugestões, estamos a procura de pessoas como você que retribuem nosso trabalho com ideias para melhorar cada vez mais o jogo e nos ajudar a fazer o melhor jogo de todos.

• Like 1

No caso o boost e a comida ali foram exemplos para um sistema diferente de boost(não seria só entregar o item e ganha +10, vc teria que subir um lvl 100 inteiro para ganhar +1, ainda teria que treinar o pokemon, esqueci de especificar certinho esta parte), e o evento de natal só um exemplo para justicar a Hidden ability, ao fazer o post ja imaginei que não seria possível acrescentar para o lançamento, espero ter ajudado em alguma coisa.

Ajuda sim, cada ideia é sempre analisada e tentamos tirar ao máximo qualquer aspecto positivo para agregar as ideias oficiais.

Eu soube do jogo recentemente e posso estar falando alguma besteira, mas a forma como ele apresentou o sistema de boost por quest me chamou atenção não por ser um acréscimo de força, mas pelas possibilidades que abrem. Temos por exemplo o Golbat que se bem me lembro evolui por felicidade (imagino que o Crobat ainda não esteja implementado no jogo por não ser das primeira gerações, mas vou citar assim mesmo) como que seria a evolução dele? Usar um sistema desse tipo mas para incrementar felicidade no pokemon e assim dar um bônus de atk/def até o ponto de ele evoluir é interessante e pode ser adaptada de muitas formas.

ps: realmente acabei de chegar no site, como faço para me informar sobre data de lançamento e tudo mais? não consigo acessar o discord

On 21/03/2019 at 09:33, mastheusum said:

Eu soube do jogo recentemente e posso estar falando alguma besteira, mas a forma como ele apresentou o sistema de boost por quest me chamou atenção não por ser um acréscimo de força, mas pelas possibilidades que abrem. Temos por exemplo o Golbat que se bem me lembro evolui por felicidade (imagino que o Crobat ainda não esteja implementado no jogo por não ser das primeira gerações, mas vou citar assim mesmo) como que seria a evolução dele? Usar um sistema desse tipo mas para incrementar felicidade no pokemon e assim dar um bônus de atk/def até o ponto de ele evoluir é interessante e pode ser adaptada de muitas formas.

ps: realmente acabei de chegar no site, como faço para me informar sobre data de lançamento e tudo mais? não consigo acessar o discord

Teremos o sistema de felicidade.

Link do discord: http://discord.gg/BpqTsq7