Jump to content
Search In
  • More options...
Find results that contain...
Find results in...

Faça parte da nossa comunidade!

Fique por dentro de todas as novidades sobre o jogo! Junte-se a nossa comunidade nos canais do Discord e Facebook.

Recommended Posts

Posted (edited)

 

Desde os primeiros jogos da série, o desempenho dos monstrinhos nas lutas é definido pelos seus atributos, que são divididos em seis critérios: ataque, defesa, ataque SP, defesa SP, velocidade e HP. Por exemplo, quando dois Pokémon se encontram, ataca primeiro aquele que tiver o número mais alto no atributo Speed (velocidade).

Progredir de nível durante a campanha faz com que os números subam naturalmente, mas os jogadores competitivos sabem que a matemática do progresso é regida por cálculos muito complexos, todos condicionados ao sistema de EV e IV, os dois sistemas que norteiam o metagame de treinamento.

Como funciona

IV e EV são as siglas que dizem respeito, respectivamente, ao Individual Value (valor individual) e Effort Value (valor de esforço). Embora ambos trabalhem em conjunto para determinar os atributos dos Pokémon, cada um dos sistemas têm suas próprias regras.

Os EV são conquistados diretamente em batalhas, mas também podem ser atribuídos com itens específicos, servindo para elevar individualmente os seis pontos de força que definem um Pokémon. Já os IV determinam o quão alto pode ser o número máximo de uma determinada qualidade do monstrinho.


Dominando os IV

Cada atributo de um Pokémon oscila entre taxas de IV entre 0 e 31, sendo zero o pior desempenho possível. Quanto maior o índice de IV, mais EV podem ser utilizados para desenvolvê-lo. Por exemplo, um Meowth com IV de 31 no atributo Ataque será o Meowth mais forte possível caso esta habilidade seja maximizada através dos EV.

 O melhor jeito de construir um Pokémon muito forte é criando ovos que herdem os seus melhores IV.   (Porém é um sistema que não está presente ainda no Fantasy).

Dominando os EV

Embora os EV sejam diretamente refletidos nos atributos de um Pokémon, a conversão não é tão clara e direta como se pode imaginar, pois obedece uma elaborada matemática. Cada monstrinho só pode conquistar até 510 pontos de EV, sendo que cada atributo comporta no máximo 252 EV. Em outras palavras, independente de suas escolhas, é possível maximizar apenas duas habilidades.

Nas versões do GBA era preciso participar de dezenas de batalhas para incrementar os EV, já que cada monstrinho derrotado ajudava a conquistar um ponto de EV diferente, provavelmente no Fantasy não é diferente, já que por sua vez ela teve base no anime e nos jogos originais. Por exemplo, vencer um Zubat garante um ponto EV em Speed. 

Edited by Joaodomiciano
  • Thanks 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

A dúvida que tenho é quanto ao atributo de speed. Quanto maior a speed no jogo original maior a velocidade entre ataques, por isso um pokemon com maior velocidade ataca antes. Como que a speed interfere na jogabilidade do pokemon? Diminui o tempo de recarga das habilidades?
Seria legal se fosse algo assim.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×